Marcadores

domingo, 19 de abril de 2015

Pomba Asa-branca

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Gênero: Patagioenas
Espécie: Patagioenas picazuro

Esta ave recebe inúmeros nomes populares: legítima-mineira, pomba do ar, pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó e pomba-verdadeira. É encontrada no Brasil ( Região Nordeste ao Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e São Paulo), Bolívia, Argentina e Paraguai. Seu habitat são os campos com árvores, áreas urbanas, cerrados, caatingas e florestas de galeria.
Alimenta-se principalmente de frutos e sementes. Frequentemente é encontrada em campos de milho e feijão, principalmente após a época de colheita.
Nidifica durante quase todo o ano. Os casais fazem seus ninhos em territórios defendidos pelo macho, demarcados por voos altos e com batimento especial de asas. O ninho é construído a partir de ramos secos arrancados de topos de árvores ou coletados no chão. A fêmea põe um único ovo por vez, num período de incubação de 16 a 19 dias. O casal se encarrega da incubação do ovo e do cuidado com o filhote. Após a criação do filhote, inicia seu período de migração.
A pomba asa-branca não está ameaçada de extinção. Seus principais inimigos naturais são o carcará e a coruja buraqueira.

Curiosidades:

  • Seu nome científico significa "pombo barulhento e de sabor amargo". De acordo com os indígenas, sua carne tinha sabor amargo, devido à uma dieta de frutos amargos.
  • O músico e compositor Luiz Gonzaga imortalizou a pomba asa-branca em uma das suas canções, intitulada "Asa Branca".


Assista abaixo a um vídeo com a música "Asa Branca"


Nenhum comentário:

Postar um comentário