Marcadores

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Bacalhau

Aproveitando o feriado da Sexta Feira da Paixão, tradicional entre os católicos, estarei postando um peixe muito consumido durante essa época do ano.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Gadiformes
Família: Gadidae
Gênero: Gadus
Espécie: Gadus morhua

O bacalhau é um peixe nativo do Atlântico, encontrado geralmente na América do Norte e Europa. Seu habitat são as águas temperadas dessas regiões.
Vive em grandes cardumes de milhares de indivíduos. É um peixe muito voraz. Come praticamente de tudo. Suas presas são outros peixes, crustáceos, vermes marinhos, moluscos e até estrelas do mar. As larvas alimentam-se de zooplâncton.
O acasalamento ocorre entre fevereiro e abril. Os animais costumam migrar para águas mais quentes para se reproduzirem. As fêmeas mais jovens costumam pôr cerca de quinhentos mil ovos por vez. Segundo alguns cientistas, as fêmeas mais velhas costumam pôr até 15 milhões de ovos. A mortalidade das larvas é alta, mas é compensada pela alta fertilidade da espécie. Suas larvas são planctônicas. A longevidade é de cerca de 20 anos.
O bacalhau é um peixe muito importante na pesca comercial. Isso tem reduzido muito seu número, tornando sua carne bem cara. Isso pode causar sua extinção num futuro próximo.

Curiosidades:
  • O óleo de fígado de bacalhau antigamente era ministrado às crianças, por ser muito rico em vitamina A e vitamina D, a fim de prevenir o raquitismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário