Para conhecer um parente próximo, clique aqui.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online |
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Gênero: Bufo
Espécie: Bufo calamita
O sapo corredor recebe o nome popular porque prefere fugir correndo de seus predadores, devido às suas pernas curtas que não são apropriadas para saltar. É encontrado na Europa ocidental e central, norte dos Alpes, de Portugal à Rússia. Seu habitat são as dunas costeiras, habitats abertos e planícies.
Como a maioria dos anfíbios, sua pele se desidrata muito facilmente. Assim, passa o dia inteiro enterrado no solo. Sai à noite para caçar seu alimento que inclui insetos, minhocas e aranhas.
Normalmente solitário, forma pares apenas na época do acasalamento. Como todos os anuros, o macho atrai a fêmea com seu coaxar. A fêmea põe, na água, de 1500 a 7000 ovos por vez. O período de incubação dos ovos é de 5 a 8 dias. Os girinos se alimentam de plantas aquáticas. A longevidade do sapo corredor é de cerca de 15 anos.
O sapo corredor ainda não está ameaçado de extinção, porém a poluição pode ser muito prejudicial a ele. O animal é protegido por lei na Grã-Bretanha.
Curiosidades:
- Apesar de ser um animal aquático, o sapo corredor é um péssimo nadador. Fica sempre nas águas rasas. Se cair em águas profundas, é grande a chance de se afogar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário