Marcadores

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Rinoceronte Branco

Créditos da foto à amiga Arlécia Rios.



Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Gênero: Ceratotherium
 Espécie:  Ceratotherium simum

O rinoceronte branco é encontrado na África, mais precisamente em Angola, Zâmbia, Moçambique, Zimbábue, Botswana e África do Sul. Seu habitat são as savanas e florestas. Ocasionalmente é encontrado em pântanos e regiões alagadas.
Vive em pequenos grupos e alimenta-se principalmente de gramíneas. É menos agressivo, em comparação aos seus “primos”.
O rinoceronte branco torna-se adulto por volta dos 6 anos de idade. A reprodução normalmente ocorre no verão e no outono. Durante a corte, o casal vocaliza, dá “pancadas” e encosta o chifre um no outro. Após o acasalamento, a fêmea afasta-se do macho. A gestação é de cerca de 515 dias. A mãe dá a luz a apenas um filhote por vez. O filhote é cuidado pela mãe por cerca de 3 anos. A longevidade é de aproximadamente 50 anos.
Infelizmente, o rinoceronte branco está ameaçado de extinção devido à caça ilegal. Seu chifre vale muito dinheiro no “Mercado Negro”.  A medicina oriental tradicional acredita que o chifre tenha poderes terapêuticos.

Curiosidades:
  • O chifre do rinoceronte não é realmente um chifre, mas uma massa de pelos queratinizados rígidos. Sua constituição é semelhante ao cabelo humano.
  • O rinoceronte branco não é branco, mas apenas um pouco mais claro que o rinoceronte negro. Chamá-lo de “branco” foi um mal entendido causado pelos ingleses. Quando estes chegaram à África, escutam  dos nativos a palavra “widje”, que significa "largo". “Widje” teria pronúncia semelhante a “white”, que significa branco, em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário