Marcadores

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Tartaruga Mordedora

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Testudines
Família: Chelydridae
Gênero: Chelydra
Espécie: Chelydra serpentina

Essa espécie de tartaruga é encontrada no sudeste do Canadá, metade leste dos Estados Unidos, América Central e noroeste da América do Sul. Seu habitat são os rios e pântanos. 
É um voraz predador de hábitos noturnos. Fica escondida na lama esperando uma potencial presa se aproximar. Usa sua mandíbula afiada para abocanhar suas presas, que incluem peixes, rãs, insetos, pequenas cobras e até tartarugas menores. Há casos registrados de canibalismo na espécie. Pode-se dizer que come praticamente tudo que couber em sua boca.
A reprodução ocorre de abril a maio. A fêmea procura um local aberto, ensolarado e  arenoso para cavar seu ninho e pôr seus ovos. Depois de colocar de 20 a 100 ovos, os cobre com terra e regressa à água. O período de incubação varia de 55 a 125, dependendo das condições meteorológicas.  Após quebrarem a casca do ovo, os filhotes emergem da areia em direção à água. O crescimento é lento e a mortalidade dos filhotes é alta. Sua longevidade é de 30 a 40 anos.
A tartaruga mordedora ainda não está ameaçada de extinção, mas caça indiscriminada e destruição do habitat podem comprometê-la num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário