Marcadores

sábado, 30 de janeiro de 2016

Coelho de Ryukyu

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae
Gênero: Pentalagus
Espécie: Pentalagus furnessi

Conhecido também como coelho de Amami, este mamífero é encontrado apenas em duas pequenas ilhas do Japão, Amami e Tokuno, no arquipélago de Ryukyu. Seu habitat são as florestas subtropicais das ilhas.
Vive em pares ou em pequenos grupos. É um animal noturno. Durante o dia, fica escondido no interior de tocas. Constrói uma toca de até 3 metros de profundidade. Alimenta-se de folhas, sementes, grãos e nozes. Cava tocas ou esconde-se no interior de árvores para fugir dos predadores.
A reprodução pode ocorrer duas vezes por ano. Não se sabe muito sobre os hábitos reprodutivos. O período de gestação é  desconhecido, porém a mãe dá à luz a apenas um filhote por vez. Raramente gêmeos. O filhote torna-se independente aos 4 meses de idade. A longevidade é desconhecida. Constrói dois tipos de tocas, uma para a vida diária e outra para a criação do filhote.
O coelho de Ryukyu está ameaçado de extinção. 

Curiosidades:

  • De acordo com os cientistas, o coelho de Ryukyu é o único sobrevivente de um grupo de coelhos pré-históricos primitivos. Além disso, é o membro mais primitivo vivo, da família dos coelhos. Diferente de seus parentes, possui uma péssima visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário