Marcadores

sábado, 23 de janeiro de 2016

Gato das Areias

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Felis
Espécie: Felis margarita

Este felino é encontrado no norte da África e no Oriente Médio. Seu habitat são as áreas desérticas e semidesérticas.
Como vive em ambiente árido, é ativo durante a noite e a madrugada. Durante o dia, fica escondido em tocas cavadas na areia. Possui ótima visão e audição. Graças a isso, consegue caçar sem dificuldade suas presas, que incluem pequenos mamíferos, répteis, aves e pequenos invertebrados. A exemplo da maioria dos animais que vivem no deserto, consegue retirar de suas presas a água de que necessita. Além disso, sua pelagem espessa serve como isolante térmico, tanto para o calor do dia, quanto para o frio da noite do deserto.
Solitário durante a maior parte do ano, procria até duas vezes ao ano. A estação de acasalamento varia conforme a região em que vive. Durante o acasalamento, o macho vocaliza para chamar a atenção da fêmea. A mãe dá à luz numa toca, de dois a quatro filhotes por vez, numa gestação de 59 a 67 dias. Os filhotes tornam-se independentes aos 6 a 8 meses de idade, tornando-se adultos aproximadamente aos 14 meses. A expectativa da vida é de cerca de 13 anos.
O gato das areias já foi muito caçado para se tornar animal de estimação ou por causa de sua pele. Hoje em dia, sua população se mantém estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário