Marcadores

sábado, 16 de janeiro de 2016

Flamingo

Foto tirada por mim no Zoológico de São Paulo. Clique na foto para vê-la melhor.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Phoenicopteriformes
Família: Phoenicopteridae
Gênero: Phoenicopterus
Espécie: Phoenicopterus ruber

Esta bela ave é encontrada desde o norte do continente americano até as Antilhas e também no Brasil. No nosso país é encontrado no Pará e no Amapá. Seu habitat são as áreas de água salobra e estuários, próximos ao mar.
Normalmente vive em grandes bandos. Alimenta-se de plâncton, algas, insetos, larvas, crustáceos e pequenos moluscos. Para se alimentar, coloca seu bico na água e a língua segura o alimento desejado. Seu bico funciona como uma bomba e um filtro ao mesmo tempo para a água que é sugada junto com o alimento. A cor rosa de suas penas provém de sua dieta.
Não há uma época do ano específica para a reprodução. Porém, o flamingo se reproduz uma vez por ano. Forma casais fixos praticamente para a vida inteira. O ninho é construído na lama e tem forma de cone. É posto apenas um ovo por vez, com período de incubação de 28 dias. A plumagem do filhote tem coloração cinza. Por volta dos 3 anos de idade, quando se torna adulto, a plumagem se torna rosada. A longevidade é aproximadamente 25 anos.
Ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, mas destruição de seu habitat para dar lugar à agricultura, caça predatória e coleta de ovos, já estão tornado o flamingo raro no estado do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário