Marcadores

sábado, 26 de março de 2016

Bisão Americano

Mais uma postagem da série "Animais Mascotes dos Esportes". O animal de hoje é o mascote da equipe de futebol americano estadunidense "Buffalo Bills".

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação: 
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Bison
Espécie: Bison bison

Também é conhecido como búfalo americano. Era normalmente encontrado do Alasca ao México. Hoje em dia, está confinado a parques nacionais dos Estados Unidos e Canadá. Seu habitat original eram os campos abertos e florestas do continente norte-americano.
É um animal que vive em grandes grupos. A composição do grupo depende muito do sexo e da idade dos animais. Os bisões costumam migrar para outras áreas conforme a oferta de alimento. Comem principalmente gramíneas, mas  também alimentam-se de raízes, folhas e tubérculos.
A reprodução ocorre uma vez por ano, de junho a setembro. O macho dominante se reproduz com as fêmeas de seu grupo. A gestação é de 285 dias e é gerado um filhote por vez, raramente gêmeos. A mãe cuida do filhote praticamente sozinha. O filhote já pode andar com desenvoltura alguns minutos  depois do nascimento. Torna-se adulto por volta dos 3 anos da idade. A expectativa de vida é de 15 a 20 anos. 
No começo da colonização norte-americana, o bisão era abatido para a alimentação humana. Alguns anos depois, os colonos "se divertiam" atirando nos animais, o que quase levou o animal à quase extinção. Hoje em dia, sua população está estável, mas pode entrar em extinção num futuro próximo.

Curiosidades:

  • Um dos maiores caçadores de bisões de todos os tempos foi William Cody, conhecido como Buffalo Bill. O nome da equipe "Buffalo Bills" foi dado em sua homenagem.
  • O bisão também era um animal muito importante para os indígenas norte-americanos. No filme "Dança com Lobos" (Dances with Wolves, no original), o animal é retratado em algumas cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário