Marcadores

sexta-feira, 25 de março de 2016

Chimango

Mais uma postagem da série "Animais Mascotes dos Esportes". O nome desta ave também pode ser escrito dessa maneira: "ximango".

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Gênero: Milvago
Espécie: Milvago chimango

Esta ave de rapina é encontrada na Terra do Fogo, Paraguai e  Brasil. Em nosso país, o chimango pode ser encontrado nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo,Rio Grande Sul e Santa Catarina. Já foi registrado em Goiás e na Bolívia. Seu habitat são os campos, pampas, áreas cultivadas e próximo à praia.
Gosta de habitats abertos. Vive em bandos. É uma ave de fácil adaptação e oportunista. Alimenta-se preferencialmente de carniça. Come também parasitas de gado e  ovos. Chega a atacar aves adultas, animais doentes e feridos. Para isso, ataca em grupo.
A nidificação pode ocorrer separadamente ou em colônias. O casal constrói o ninho usando materiais que encontram nos arredores. Muitas vezes, aproveita ninhos abandonados de outras aves. São postos de 1 a 5 ovos por vez, com período de incubação de 26 a 32 dias. O casal compartilha o cuidado com os filhotes.
O chimango não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • No Rio Grande do Sul, existe um time de futebol americano chamado "Carlos Barbosa Ximangos". Chimangos também foi o nome dado aos gaúchos que ficam ao lado do governo durante a Revolução Federalista de 1923.

2 comentários:

  1. porque nao acrescentar informaçoes sobre plantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que é um blog sobre animais. Mas fazer um blog sobre plantas, não seria má ideia. Quem sabe um projeto futuro...

      Excluir