Marcadores

domingo, 10 de julho de 2016

Efemérida

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Ephemeroptera
Família: Ephemeridae
Gênero: Hexagenia
Espécie: Hexagenia limbata

Também conhecida como efêmera, este inseto é encontrado nos Estados Unidos e Alasca. Seu habitat são os rios, lagos e pântanos.
Como sugere seu nome popular, a vida adulta deste inseto é curta. Os adultos vivem cerca de 24 a 48 horas. O ciclo de vida da larva é de 2 a 3 anos debaixo d'água. Nessa fase, o animal se alimenta de algas e detritos orgânicos. Os adultos, por viverem pouco, não se alimentam.
Logo que se torna adulta, a efemérida sai a procura de um parceiro. A reprodução ocorre uma vez na vida de cada indivíduo. A postura dos ovos ocorre em junho e julho. Os ovos são postos nos sedimentos e são levados pela corrente. Cada fêmea é capaz de pôr até 7000 ovos por vez. Dos ovos, nascem larvas conhecidas como ninfas, que completam seu desenvolvimento em até 3 anos. Os ovos são capazes de aguentar baixas temperaturas, muitas vezes eclodindo apenas quando a temperatura está num nível razoavelmente agradável.
As efeméridas são bioindicadores de qualidade da água. Como sua fase larval dura bastante tempo, podemos estimar como está a qualidade da água de um ecossistema.


Um comentário: