Marcadores

domingo, 17 de julho de 2016

Joaninha Asiática

Se quiser visualizar um parente europeu do animal de hoje, clique aqui.

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Coccinellidae
Gênero: Harmonia
Espécie: Harmonia axyridis

Como o nome sugere, esta espécie de joaninha é encontrada na Ásia, mais precisamente no Japão, China, Coreia, Mongólia e na parte asiática da Rússia. Seu habitat são áreas arborizadas, campos, áreas abertas e campos cultivados.
Normalmente é um animal solitário, mas se reúne com os indivíduos de sua espécie para hibernar no inverno. Não é territorial. Alimenta-se principalmente de outros insetos e suas larvas. Já foram registrados casos de canibalismo. É importante para o controle biológico de insetos daninhos.
A reprodução ocorre na época em que a temperatura ambiente atinge cerca de 12 graus Celsius. Os machos são atraídos por feromônios secretados pelas fêmeas. Elas tendem a escolher os machos com cores mais vistosas. Após acasalar, as fêmeas põem ovos durante o tempo que lhes restar de vida adulta, que pode durar cerca de 90 dias. São postos cerca de 25 ovos por dia. Dos ovos, nascem larvas que crescem e em algum tempo tornam-se pupas. Destas pupas emergem os adultos. O tempo total de vida da joaninha asiática é de 3 anos.
A joaninha asiática não está ameaçada de extinção. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário