Marcadores

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Besouro Coveiro Americano

Como não achei informações específicas sobre uma espécie brasileira, segue esta espécie norte-americana.
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Silphidae
Gênero: Nicrophorus
Espécie: Nicrophorus americanus

Esta espécie de besouro é encontrada nos Estados Unidos e Canadá. Seu habitat são as florestas e áreas com influência humana.
É um inseto social e de hábitos noturnos. Alimenta-se basicamente de carcaças de animais mortos. Em grupo, procuram alguma carcaça de animal morto e juntos a enterram. A carcaça normalmente é usada na alimentação de larvas. 
A reprodução ocorre de junho a julho. O macho é o primeiro a chegar numa carcaça, esperando por algum tempo por uma fêmea. Se a espera por uma fêmea for relativamente longa, o macho tenta atrair alguma fêmea com feromônios. Chegada a fêmea, juntos enterram a carcaça. O acasalamento ocorre debaixo da terra. A fêmea põe cerca de 30 ovos. Destes ovos, nascerão larvas, que posteriormente se alimentarão da carcaça.  As larvas se tornarão pupas 48 a 68 dias depois de nascerem. Das pupas emergem os adultos, que passarão o inverno sob o solo. A expectativa de vida é de cerca de um ano.
Infelizmente, esse importante lixeiro da natureza está criticamente ameaçado de extinção. Foi reintroduzido em algumas áreas onde estava extinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário