Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural |
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Indicatoridae
Gênero: Indicator
Espécie: Indicator indicator
Esta ave é encontrada na África subsaariana e na porção sudoeste da África que inclui Namíbia, Botsuana e parte da África do Sul. Seu habitat são as savanas, florestas, áreas ribeirinhas e próximo a lavouras.
É uma ave solitária. Seu nome popular deve-se ao fato de "guiar" o texugo do mel, babuínos e o ser humano até colmeias. Para isso, agita suas penas para tentar chamar atenção. Porém, seu real objetivo não é o mel. Enquanto o outro se alimenta, o indicador espera pacientemente. Satisfeito com o mel, o outro animal se afasta. O indicador concentra seus esforços nas larvas e na cera que foi deixada para trás. Ocasionalmente, alimenta-se de ovos e frutas.
A reprodução ocorre em setembro e outubro. O indicador de mel é um "parasita de ninhos", isto é, a fêmea põe seus ovos nos ninhos de outras espécies. Ela pode pôr até oito ovos por vez. Cada ovo é posto num ninho de uma ave diferente. A incubação é de 18 dias. Após o nascimento, o filhote do indicador mata seus "irmãos adotivos". O pequeno invasor é criado como se fosse filhote legítimo da ave parasitada. O indicador de mel torna-se adulto com um ano de idade. A expectativa de vida é de 12 anos.
O indicador de mel não está ameaçado de extinção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário