Marcadores

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Peixe Anjo Imperador

Apresentando o resultado da enquete para decidir o centésimo peixe do blog. Foram 7 votos no total. O tubarão tintureira não recebeu nenhum voto. O tubarão elefante recebeu dois votos. O tubarão charuto recebeu 1 voto. O grande vencedor foi o cação raposa, com 4 votos. Então o centésimo peixe do blog será o cação raposa. Obrigado a aqueles que votaram, visitam o blog e escrevem comentários.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Pomacanthidae
Gênero: Pomacanthus
Espécie: Pomacanthus imperator

Este belo peixe é encontrado na costa da Austrália, nos Oceanos Pacífico e Índico Ocidental. Seu habitat são os recifes de coral.
Normalmente vive aos pares. Possui fortes dentes com os quais abocanha suas presas. Alimenta-se de corais, pequenos crustáceos, algas, esponjas marinhas, moluscos e vermes marinhos. Os machos são bastante territoriais.
Durante o acasalamento, a fêmea geralmente põe de 100 a 200 ovos em cima de uma rocha. O macho fertiliza os ovos assim que a fêmea os põe. O casal protege os ovos até que eclodam e os filhotes até que se tornem independentes. Tornam-se adultos com 8 a 12 meses de idade. A expectativa de vida é desconhecida em liberdade. É de 10 a 18 anos em cativeiro.
O peixe anjo imperador é muito apreciado como peixe de aquário. Não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • O jovem peixe anjo imperador possui uma coloração azul com círculos pretos e brancos. Pelo fato dos adultos e jovens possuírem cores tão diferentes, já foram considerados espécies diferentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário