Marcadores

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Zogue-zogue

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 2010/2017

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Pitheciidae
Gênero: Callicebus
Espécie: Callicebus cupreus

Este macaco é encontrado no Brasil, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia. Seu habitat são as florestas tropicais e subtropicais, margens de pântanos e bambuzais.
É um primata predominantemente arborícola. Desce raramente ao solo. É um animal social. Passa boa parte do tempo cuidando do pelo de seus semelhantes e procurando comida. Alimenta-se basicamente de frutas. Come também brotos de bambu e insetos. Tem hábitos essencialmente diurnos. Usa vocalização para estabelecer a extensão de um território.
Forma casais fixos para a vida inteira. Em sinal de intimidade, um animal enrola sua cauda na do parceiro. A reprodução ocorre de novembro a março. A mãe dá à luz a apenas um filhote, após um período de gestação de 132 dias. Torna-se adulto com cerca de dois anos de idade. A expectativa de vida é de 25 anos.
O zogue-zogue é um importante dispersor de sementes. Não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • Primatologistas da Califórnia descobriram que os zogue-zogues podem sentir ciúmes de seus parceiros. Neste estudo, a fêmea foi separada de seu parceiro e colocada em um recinto com outro macho desconhecido. Tudo foi feito de forma que o macho analisado visse o "rival" perto de sua parceira. Foram detectadas alterações hormonais e cerebrais no macho que foi "separado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário