Marcadores

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Picanço Real

Postagem atualizada: lóris arco-íris.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Laniidae
Gênero: Lanius
Espécie: Lanius excubitor

Esta ave é encontrada tanto na América do Norte, quanto na Eurásia. Sua distribuição se estende do Reino Unido à Rússia e do Alasca até o Canadá. Seu habitat são as florestas temperadas, de coníferas e planícies.
É uma ave territorial, solitária e agressiva. Não exita em atacar aqueles que invadam seu território. Alimenta-se de aves menores, insetos, roedores e anfíbios. Mata suas presas com fortes bicadas. Após matar a presa, a espeta em um espinho (ou arame farpado) e vai arrancando, aos poucos, pequenos pedaços de carne. 
A reprodução pode ocorrer de março a junho, dependendo da região em que vive. Os machos competem pelo direito de acasalar com as fêmeas. Forma casais fixos apenas durante a época reprodutiva. O casal faz seu ninho em um arbusto ou em uma árvore espinhosa. A fêmea põe de 4 a 8 ovos, com período de incubação de 17 dias. A fêmea choca os ovos sozinha, enquanto o macho caça os alimentos e protege o ninho de invasores. Os filhotes passam três semanas no ninho, tornando-se independentes por volta dos seis meses. Tornam-se adultos com um ano de idade. Sua expectativa de vida é de 7 a 8 anos.
O picanço real não está ameaçado de extinção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário