Marcadores

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Borboleta Cauda de Andorinha

Postagem com imagem atualizada: caracol gigante africano.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Papilionidae
Gênero: Papilio
Espécie: Papilio machaon

A borboleta cauda de andorinha é encontrada por quase toda a Europa, Ásia e América do Norte. Seu habitat são as áreas montanhosas, áreas costeiras, zonas pantanosas, pradarias, florestas temperadas e mangues.
Como a maioria das borboletas, alimenta-se de néctar de flores durante a fase adulta e de diversos tipos de folhas durante a fase de lagarta. Durante a fase de larva, passa a maior parte do tempo se alimentando para acumular energia para a transformação em adulto. Após a fase de larva, transforma-se em crisálida. Se as condições forem muito extremas, ou o inverno for muito rigoroso, permanece em forma de crisálida, até que as condições se tornem favoráveis.
A borboleta adulta vive apenas algumas semanas. Precisa rapidamente procurar um parceiro.  A reprodução ocorre de maio a julho. A fêmea põe cerca de 500 ovos, nas folhas das plantas das quais a lagarta se alimenta.
A borboleta cauda de andorinha é um importante polinizador. Não está ameaçada de extinção, mas o uso de pesticidas pode comprometer a espécie, num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário