Marcadores

sábado, 3 de novembro de 2018

Saiga

Postagem com imagem atualizada: urubu preto.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Saiga
Espécie: Saiga tatarica

A saiga é encontrada na Ásia Central, desde o Cazaquistão até a Mongólia. Seu habitat são os desertos, semidesertos e estepes.
Vive em grupos de até 40 indivíduos. É um animal bem resistente. É um grande migrador. Pode percorrer até 120 quilômetros por dia. Anda com desenvoltura por terrenos acidentados. Alimenta-se de ervas e arbustos. Quando corre, pode atingir até 80 km/h. Há dimorfismo sexual. O macho possui chifres e a fêmea não possui.
O acasalamento ocorre no inverno, de dezembro a janeiro. Nessa época, os machos tornam-se agressivos e territoriais. Eles lutam ferozmente pelo direito e acasalar com as fêmeas. A mãe dá à luz a um filhote, após uma gestação de 139 a 152 dias. No início, o filhote se mantém escondido. Cerca de 4 dias depois, pode acompanhar a manada. Torna-se adulto com 1 a 2 anos de idade. A expectativa de vida é de 4 a 12 anos.
A saiga está criticamente ameaçada de extinção devido à caça e a destruição de seu habitat ocasionada pela agricultura.

Curiosidades:

  • O focinho da saiga lembra uma pequena "tromba". No seu interior, há pelos que protegem a mucosa nasal. Além disso, durante o frio, esquenta o ar quando este entra nas vias respiratórias. No calor, resfria o ar para o animal se refrescar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário