Marcadores

sábado, 24 de novembro de 2018

Falcão Peregrino

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Gênero: Falco
Espécie: Falco peregrinus

O falcão peregrino é encontrado em quase todo o Globo, exceto nas regiões polares. Seu habitat são as montanhas, desertos, áreas semiáridas, pradarias, áreas pantanosas e áreas urbanas.
Recebe o nome popular de "peregrino", pois é capaz de migrar mais 1600 quilômetros, para passar o inverno em uma região mais quente. É uma ave bem adaptável e de hábitos diurnos. Alimenta-se basicamente de outras aves, que é capaz de capturar em pleno voo. Caso não encontre outras aves para se alimentar, come pequenos mamíferos e répteis.
Forma casais fixos durante a vida inteira. O acasalamento ocorre na primavera. Normalmente, o ninho é construído em penhascos ou em alguma estrutura em grande altura, como grandes árvores e edifícios . A fêmea põe de 2 a 6 ovos, com período de incubação de 29 a 32 dias. Ambos os pais se encarregam da incubação dos ovos e do cuidado com os filhotes. Tornam-se adultos com cerca de 3 anos de idade. A expectativa de vida é cerca de 20 anos.
A população do falcão peregrino já foi muito afetada pelo uso de pesticidas. Graças a leis de proibição do uso de pesticidas, hoje em dia, sua população ao redor do mundo é estável.

Curiosidades:

  • O falcão peregrino é a ave mais rápida do mundo. Voando, pode atingir uma velocidade de 150 km/h. Num "mergulho" de investida para capturar uma presa, pode atingir 300 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário