Marcadores

sábado, 2 de novembro de 2019

Gambá de Orelha Branca

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Didelphimorphia
Família: Didelphidae
Gênero: Didelphis
Espécie: Didelphis albiventris

O gambá de orelha branca é encontrado na Colômbia, Guiana Francesa, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil. Seu habitat são os desertos, dunas, planícies, florestas, subúrbios e áreas cultivadas.
É um animal noturno e solitário. Seus hábitos são noturnos e crepusculares. Durante o dia, esconde-se em ocos de árvores,  buracos ou tocas abandonadas por outros animais. Normalmente, vive no chão, mas é um ótimo escalador. É um onívoro oportunista, ou seja, sua dieta pode variar conforme a disponibilidade de alimento. Come insetos, pequenos mamíferos, répteis e aves, folhas, brotos, raízes, sementes e frutas.
A reprodução pode ocorrer duas vezes ao ano. Tudo depende da disponibilidade de alimento. Os machos competem pelo direito de acasalar com as fêmeas. A gestação dura de 12 a 14 dias. A mãe dá à luz de 4 a 23 filhotes. Assim que nascem, os filhotes já se dirigem ao marsúpio. Os filhotes permanecem no marsúpio por cerca de dois meses. São cuidados pela mãe por mais 3 meses. Tornam adultos com cerca de 9 meses de idade. A expectativa de vida é de cerca de 20 meses.
O gambá de orelha branca é um importante dispersor de sementes. Não está ameaçado de extinção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário