Marcadores

sábado, 9 de novembro de 2019

Rato das Colheitas

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Muridae
Gênero: Micromys
Espécie: Micromys minutus

O rato das colheitas é encontrado na Europa e na Ásia, desde a Espanha até a Rússia, Mongólia e China. Seu habitat são as florestas e áreas cultivadas.
Prefere viver em áreas em que a vegetação é alta. Vive em pequenos grupos. É um ótimo escalador. Utiliza-se dos dedos em suas patas e da cauda preênsil para se equilibrar nas hastes das plantas das quais se alimenta. Alimenta-se basicamente de grãos, frutas e talos de plantas. Também come insetos e larvas. Não hiberna. Passa o inverno numa toca subterrânea, onde teve o cuidado de armazenar um bom suprimento de comida.
A reprodução ocorre durante a estação seca, de maio a setembro. Os machos tornam-se particularmente agressivos durante o período reprodutivo. A fêmea constrói um ninho a cerca de um metro do chão. A mãe dá à luz até 5 filhotes, após uma gestação de 20 dias. Os filhotes são criados pela mãe por 15 dias. Tornam-se adultos com cerca de 40 dias de idade. A expectativa de vida é de aproximadamente 1,5 anos.
Apesar de o rato das colheitas ser importante no controle biológico de insetos nocivos, tem se tornado uma praga para a agricultura. Não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário