Marcadores

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Baiacu


Atenção leitores! Hoje estarei colocando uma nova enquete! Por favor votem!

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Tetraodontiformes
Família: Tetraodontidae
Gênero: Sphoeroides
Espécie: Sphoeroides rubripes

Este peixe é conhecido principalmente pelo hábito de se inflar, enchendo-se de ar e água. Ele se infla graças a uma bolsa extensível que possui, ligada ao sistema digestório. Durante o período em que está inflado, a passagem do estômago para o intestino é fechada por um esfincter (músculo) especial. O fato de nadar mal e ter dificuldade de fugir dos predadores, torna o ato de se inflar uma ótima defesa contra inimigos. Inflado, torna-se difícil de ser engolido. Além disso, sua carne é venenosa. O veneno se acumula sobretudo no fígado.
 O habitat dos baiacus são as águas tropicais. Existem espécies de água doce e água salgada. A espécie descrita neste artigo povoa os mares do Japão.
Curiosidades:
  • No Japão, o baiacu é conhecido como "fugu". É considerado uma iguaria e é muito caro. Há registros de muitas pessoas que morreram após a ingestão de sashimi de baiacu.
  • Em algumas localidades do Japão, baiacus criados em cativeiro foram alterados geneticamente para não produzirem veneno. Constatou-se que os baiacus sem veneno ficavam doentes mais frequentemente que os baiacus venenosos. Acredita-se que o veneno seja uma boa defesa contra agentes infecciosos.
  • O veneno produzido pelo baiacu é conhecido como tetrodotoxina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário