Marcadores

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Preguiça de Três Dedos


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Xenarthra
Família: Bradypodidae
Gênero: Bradypus
Espécie: Bradypus tridactylus

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
As preguiças são animais conhecidos pela sua lentidão e pelo hábito ficar penduradas de cabeça para baixo nos galhos das árvores. São parentes dos tamanduás. Seu habitat são as florestas tropicais da América do Sul. Passam praticamente toda sua vida nas árvores. Só descem ao chão para urinar e defecar.  Alimentam-se de folhas de árvores da floresta. É um dos animais de metabolismo mais lento da natureza. Mesmo para comer não demonstram nenhuma voracidade. Até mesmo seu sistema digestório funciona lentamente. Defecam apenas uma vez por semana. Sua digestão é auxiliada por bactérias que vivem em seu estômago. Apesar de lentas, defendem-se muito bem dos inimigos utilizando-se de suas fortes garras.
Geralmente é um animal solitário. Só forma pares na época do acasalamento. Após acasalar, macho e fêmea se separam. A fêmea dá à luz a apenas um filhote numa gestação de até seis meses. Vive cerca de doze anos.

Curiosidades:
  • No pelo da preguiça crescem algas, que tornam seu pelo esverdeado, proporcionando-lhe uma excelente camuflagem. Nos seus pelos também vivem traças, carrapatos e outros pequenos invertebrados.
  • A preguiça é uma excelente nadadora.
  • Se a preguiça disputasse uma corrida de 100 metros, demoraria mais de uma hora para percorrer essa distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário