Marcadores

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Morcego Pescador


Para comemorar o Halloween, ou melhor, o Dia do Saci ( aqui no Brasil), estou postando o vencedor da última enquete. Obrigado aos que votaram, por terem participado!

Imagem retida de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Noctilionidade
Gênero: Noctilio
Espécie: Noctilio leporinus

O morcego pescador é um excelente caçador que retira com eficiência suas presas da água com ajuda de suas garras afiadas em forma de gancho. Assim como as outras espécies de morcego, utiliza a ecolocalização para encontrar suas presas. Para isso, emite guinchos que refletem nos obstáculos e são captados por suas possantes orelhas. Alimenta-se de peixes, caranguejos e insetos aquáticos. Vive em grandes grupos e tem hábitos noturnos, como todos os morcegos.
Seu habitat são as áreas úmidas e tropicais, sempre próximas aos cursos de água, pois é um morcego adaptado para capturar presas aquáticas. Está presente também em áreas urbanas. Pode ser encontrado na América Central e do Sul, do México à Argentina e também ilhas do Caribe.
Dá à luz a apenas um filhote na estação úmida, na qual as presas são mais abundantes. Sua gestação é de aproximadamente 16 semanas. Pode viver até 11 anos.
Apesar de ser relativamente uma espécie comum, pode futuramente sofrer um declínio na sua população devido à poluição das águas.

Curiosidades:
  • É conhecido também como “morcego buldogue”, devido aos seus lábios carnudos e inchados.
  • Os sons emitidos pelos morcegos não podem ser ouvidos pelos humanos.

2 comentários:

  1. existemachos e femeas?Se sim, há diferenças entre os sexos? Quais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há diferenças facilmente visíveis entre os sexos...

      Excluir