Marcadores

sábado, 12 de julho de 2014

Beija-flor de Peito Azul

Com essa postagem, estou começando uma nova série. Desta vez, chama-se "Animais das Cédulas de Real". Cada animal que será postado nessa série, está estampado no verso da cédula correspondente ao seu valor.
Imagem retirada da Internet



Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae
Gênero: Amazilia
Espécie: Amazilia lactea

Esta espécie de beija-flor é uma das menores que existem. É encontrada no Brasil, Bolívia e Peru. É facilmente encontrado em áreas urbanas arborizadas.
Assim como todos os beija-flores tem papel importante na polinização das flores. Tímido, agitado e agressivo, muitas vezes disputa território e alimento com outras espécies de beija-flor e com outras aves que têm hábitos alimentares parecidos. Frequentemente é encontrado alimentando-se em bebedouros com água açucarada.
Constrói seu ninho em um galho de pouca altura. Este ninho é camuflado com líquens, dificultando sua observação. O ninho abriga dois ovos.
O beija-flor de peito azul não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • O beija-flor de peito azul está estampado na cédula de 1 real do nosso dinheiro. Esta cédula foi tirada de circulação há alguns anos. Por isso, ela se tornou extremamente rara e valiosa.

Imagem retirada do site do Banco Central do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário