Marcadores

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Garça Branca Grande

Mais uma postagem da série "Animais das Cédulas de Real"...

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae
Gênero: Ardea 
Espécie: Ardea alba

A garça branca grande é encontrada desde a América do Norte até o Estreito de Magalhães. É encontrada também no Velho Mundo. No Brasil, é  encontrada no Pantanal, costas do sudeste, nordeste e norte do país. Seu habitat são rios, lagos e banhados.
É uma ave migratória. Vive em pequenos grupos. Alimenta-se principalmente de peixes e animais aquáticos. Come também insetos, répteis e lixo. Às vezes, ataca cobras e pequenos mamíferos.
Na época da reprodução, formam-se penas especiais chamadas egretas em seu dorso. Essas penas são utilizadas principalmente pelos machos para se exibirem para as fêmeas. Seu ninho é grande e construído com gravetos. Vários casais de diferentes aves aquáticas costumam nidificar na mesma área.

Curiosidades:
  • Há muito tempo, as egretas eram utilizadas para a confecção de chápeus para mulheres. Felizmente, hoje em dia, essa prática foi abandonada e a população de garças brancas grandes permanece estável.
  • A garça branca grande está estampada no verso da cédula de cinco reais. Esta cédula entrou em circulação em 01 de julho de 1994.

Imagem retirada do site do Banco Central do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário