Marcadores

domingo, 6 de julho de 2014

Urso Negro Asiático


Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Ursus
Espécie: Ursus thibetanus

Esta espécie de urso também é conhecida como urso himalaio ou urso tibetano. É encontrado na Ásia, nos seguintes países: Afeganistão, Paquistão, Nepal, Butão, China, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Japão. Seu habitat são as montanhas, florestas tropicais, florestas temperadas e áreas com vegetação rasteira ou arbustiva.
Bastante territorial. Luta ferozmente quando algum outro animal invade seu território. É onívoro. Alimenta-se de mel, nozes,brotos de plantas, flores, frutas, insetos e caranguejos. Pode também atacar animais maiores como cabras e búfalos. Hiberna em tocas no inverno.
Normalmente solitário. Forma pares apenas na época do acasalamento. Durante a corte, macho e fêmea fazem combates simulados e emitem sons estranhos. Depois de acasalar, o casal se separa. A fêmea dá à luz em uma toca, após uma gestação de 7 a 8 meses. Nascem de 1 a 3 filhotes, que se tornam independentes aos dois anos de idade. O urso negro asiático pode viver cerca de 25 anos em liberdade e 33 anos em cativeiro.
Infelizmente, está ameaçado de extinção devido à destruição de seu habitat e caça predatória.

Curiosidades:
  • Os indígenas ainus, que habitam a ilha de Hokkaido, acreditavam que os espíritos dos mortos entravam no corpo do urso enquanto esperava alcançar a eternidade. O povo chorava pela morte do urso e ao mesmo tempo celebrava a libertação do espírito.
  • Também é conhecido como “urso lua”, devido à mancha branca em seu peito que lembra uma meia-lua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário