Marcadores

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Muflão Americano

Esta é a primeira postagem de 2015. Aproveitando que 2015 é o "Ano do Carneiro" no Horóscopo Chinês, hoje, estarei postando um carneiro selvagem. Feliz 2015 a todos!


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Ovis 
Espécie: Ovis canandensis

Também conhecido como muflão das Montanhas Rochosas, este carneiro selvagem é encontrado no Canadá, nos Estados Unidos e no México. Seu habitat são as regiões montanhosas, vales e regiões desérticas e semidesérticas.
O muflão é um animal bem adaptado para a vida nas montanhas. É capaz de andar com habilidade nos acidentados terrenos montanhosos e saltar obstáculos. É um animal diurno e vive em grupos. Alimenta-se de plantas.
Fora da época do acasalamento os muflões formam grupos de animais do mesmo sexo. O acasalamento ocorre na primavera. Os machos lutam ferozmente para acasalar com as fêmeas. A gestação dura 174 dias e  a mãe geralmente dá à luz a apenas um filhote por vez. Assim que nasce, o filhote já é capaz de acompanhar a mãe. O muflão torna-se adulto por volta dos 3 anos de idade. Sua longevidade é aproximadamente 20 anos.
Infelizmente, o muflão americano está ameaçado de extinção devido à caça, destruição de seu habitat e por contrair doenças de animais domésticos.

Curiosidades:
  • Boa parte dos cientistas acredita que o muflão seja ancestral do carneiro doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário