Marcadores

domingo, 29 de março de 2015

Camarão Louva-a-deus

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Crustacea
Ordem: Stomatopoda
Família: Squillidae
Gênero: Squilla
Espécie: Squilla mantis

Este crustáceo recebe o nome popular porque é um predador voraz assim como o louva-a-deus. O camarão louva-a-deus é encontrado na costa do Mar Mediterrâneo. Seu habitat são os substratos arenosos e lodosos em profundidades de 100 a 200 metros. 
Tem hábitos noturnos.  Durante o dia, fica escondido dentro de um buraco no substrato onde vive. É um predador de emboscada. Assim que alguma possível presa passa perto do buraco, normalmente é capturada com o auxílio de suas garras retráteis. Suas principais presas são pequenos camarões e outros pequenos crustáceos.
O camarão louva-a-deus normalmente são animal solitário. Pode encontrar um exemplar do sexo oposto a milhas de distância ou em um buraco próximo. O macho insere seu sêmen no receptáculo seminal da fêmea e assim os óvulos são fertilizados. A fêmea põe ovos que inicialmente fazem parte do zooplâncton. O próximo estágio são as larvas. O último estágio é a fase adulta. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 3 anos.

Curiosidades:

  • Segundo os cientistas, a força e a velocidade do golpe da garra de um camarão louva-a-deus pode ser comparada a um tiro de uma bala de revólver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário