Marcadores

domingo, 9 de agosto de 2015

Corythomantis greeningi

Esta postagem diz respeito a uma nova descoberta sobre o anfíbio descrito neste texto, conforme reportagem, aqui
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Hylidae
Gênero: Corythomantis 
Espécie: Corythomantis greeningi

Esta espécie de perereca é endêmica do Brasil. Seu habitat são as áreas semiáridas do Nordeste Brasileiro. Também é encontrada no estado de Minas Gerais.
É uma perereca bem adaptada a ambientes secos. Passa a maior parte do tempo embaixo de pedras e troncos, sendo frequentemente encontrada próxima a  bromélias.
Possui o corpo recoberto por pequenas verrugas. Sua pele secreta uma substância mucosa e que pode ser tóxica para os predadores, por meio de pequenos espinhos. É um animal muito territorial. Defende ferozmente as poças de água e as bromélias que constituem seu território. Alimenta-se de besouros e outros insetos.
Na época da reprodução, os machos competem ferozmente pelo território. Eles vocalizam para atrair as fêmeas. A reprodução ocorre na água. Cada fêmea põe cerca de 700 ovos por vez.
A população da Corythomantis greeningi ainda está estável. Destruição de seu habitat (principalmente devido à queimadas) e agricultura sem consciência podem pôr em risco a espécie, num futuro próximo.

2 comentários: