Marcadores

domingo, 16 de agosto de 2015

Escaravelho Aquático

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Dytiscidae
Gênero: Dytiscus
Espécie: Dytiscus marginalis

Este terrível predador aquático é encontrado na Europa temperada, algumas regiões da Ásia, norte dos Estados Unidos e Canadá. Seu habitat são os lagos e pântanos.
O escaravelho aquático é ativo ao entardecer e à noite. Tanto na sua fase de larva quanto de adulto é um excelente nadador e voraz predador. Em ambas as fases, utiliza suas fortes mandíbulas para imobilizar suas vítimas. Suas presas incluem pequenos peixes, girinos e outros insetos aquáticos. 
O acasalamento ocorre na primavera. A fêmea põe cerca de mil ovos no interior de uma planta aquática. O período de incubação dos ovos é de 5 a 10 dias. De cada um desses ovos, nasce uma larva que, em algumas semanas sai da água e cava um buraco na terra próxima à margem e imerge para seu estado de pupa. O adulto eclode da pupa em cerca de 3 semanas. A longevidade do escaravelho aquático é de cerca de 5 anos.
O escaravelho aquático ainda não está ameaçado de extinção, porém seu futuro está ligado à conservação da água. Em vários locais do mundo, a poluição tem destruído de forma alarmante os cursos d'água. Se os animais aquáticos sofrem com a poluição, igualmente o ser humano sofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário