Marcadores

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Rato Marsupial Cauda de Pincel

Imagem retirada da Internet


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Dasyuromorphia
Família: Dasyuridae
Gênero: Dasyuroides
Espécie: Dasyuroides byrnei

Este pequeno animal, conhecido como rato marsupial cauda de pincel, é endêmico da Austrália. Seu habitat são os desertos, formações rochosas, savanas e dunas. Também é encontrado próximo a rios.
É um animal predominantemente noturno, mas também é ativo durante as primeiras horas da manhã. Normalmente, constrói tocas e fica no seu interior a maior parte do dia. Num buraco, podem ser encontrados dezenas de indivíduos. Marca seu território com urina e vocaliza para se comunicar com os seus semelhantes. Alimenta-se principalmente de pequenos invertebrados. Come também roedores, aves e seus ovos, lagartos e, ocasionalmente, carniça.
Os machos são maiores que as fêmeas. A reprodução ocorre no começo de abril e no final de dezembro. A gestação é de 30 a 36 dias. A futura mãe dá à luz a 5 filhotes por vez. Os filhotes passam 30 dias no interior do marsúpio e depois mais 50 dias nas costas da mãe. Com cerca de 100 dias de idade, os filhotes tornam-se independentes. Tornam-se adultos aos 9 meses de idade. A expectativa de vida é de 6 anos.
Infelizmente, o rato marsupial cauda de pincel está ameaçado de extinção devido à competição com espécies invasoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário