Marcadores

sábado, 22 de agosto de 2015

Sagui de Tufo Branco

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Callitrichidae
Gênero: Callithryx
Espécie: Callithryx jacchus

Este pequeno e ágil primata é encontrado na Costa Atlântica do Brasil, nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Também é encontrado em Buenos Aires, na Argentina. Seu habitat são as florestas tropicais compactas, áreas suburbanas e parques.
É uma espécie tipicamente arborícola e de hábitos diurnos. Alimenta-se principalmente de seiva de árvores, mas também come insetos, pequenos vertebrados, ovos de aves e frutas.
Vive em grupos de até 15 animais. Os membros do grupo se comunicam por meio de sons e expressões faciais características. Apenas a fêmea dominante fica prenha. Os nascimentos ocorrem duas vezes ao ano, de outubro a novembro e de março a abril. A gestação dura cerca de cinco meses. A futura mãe dá à luz de 1 a 4 filhotes por vez, geralmente dois. O grupo todo participa da criação dos filhotes. Os pequenos aprendem a vocalizar com os adultos. O sagui de tufo branco torna-se adulto por volta dos dois anos de idade. Sua expectativa de vida é de dez anos em liberdade e 16 anos em cativeiro.
O sagui de tufo branco não está ameaçado de extinção, pois é uma espécie bem adaptável, que soube se beneficiar da atividade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário