Marcadores

sábado, 24 de outubro de 2015

Coiote

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis latrans

O coiote pode ser encontrado na América do Norte e Central, mais precisamente nos Estados Unidos, Panamá, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Costa Rica. Seu habitat são os desertos, planícies, pradarias, florestas tropicais e temperadas.
Vive em grupos chefiados por um casal de animais. Os membros do grupo se comunicam através de ganidos e uivos. É um predador oportunista e noturno. 90% de sua dieta se constitui de carne. Suas principais presas incluem mamíferos, aves, peixes, cobras e insetos. Em grupo, caça animais grandes como cervos e bovinos. Alimenta-se também de carniça. Quando as presas são escassas em seu território, alimenta-se de frutas e vegetação.
O casal dominante é o único que se reproduz no grupo. A reprodução ocorre de janeiro a março. A fêmea dominante cava uma toca ou aproveita uma abandonada por outro animal. A gestação é de 58 a 65 dias. A mãe pode dar à luz de 2 a 12 filhotes por vez, mas em média nascem 6 por gestação. Com três semanas, os filhotes saem da toca. Após seis semanas são desmamados. Tornam-se adultos com um ano de idade. A expectativa de vida é de 18 anos.
O coiote foi uma das espécies que soube se aproveitar da expansão humana. Assim, sua população se mantém estável.

Curiosidades:
  • Os colonizadores norte-americanos consideravam o uivo do coiote sinal de má sorte. Na verdade, o coiote uiva para se comunicar com os membros do seu grupo e para determinar a localização e extensão de seu território.


Nenhum comentário:

Postar um comentário