Marcadores

domingo, 25 de outubro de 2015

Cuco Corredor

Podemos dizer que esta postagem está relacionada com a de ontem.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidade
Gênero: Geococcyx
Espécie: Geococcyx californianus

Este veloz corredor do mundo as aves é encontrado nos Estados Unidos e México. Seu habitat são os desertos e semidesertos, pradarias, campos cultivados ou com pouca vegetação. Também pode ser encontrado em áreas urbanas, em parques e jardins.
O cuco corredor não voa muito bem. Só faz isso em momentos de extrema necessidade. Sua melhor habilidade é de correr. Usa sua velocidade para fugir de seus inimigos e capturar sua comida. Suas presas incluem insetos, cobras, lagartos e roedores. De vez em quando, come sementes e frutas. Não despreza carniça. Tem hábitos diurnos.
O acasalamento ocorre na primavera. O macho corteja a fêmea oferecendo um petisco. Se ela aceitar, acasalam e forma uma relação para praticamente a vida inteira. O ninho é construído um pouco acima do nível do solo. Para construí-lo os pais se utilizam de penas, folhas e ervas. Os ovos são postos em dias diferentes, para que choquem em períodos diferentes. São postos pelo menos 4 ovos por ninhada. O período de incubação é de 18 a 20 dias. Assim, os filhotes mais velhos acabam recebendo mais comida. Os filhotes mais novos, ou passam fome ou são devorados pelos seus irmãos mais velhos. 3 semanas após o nascimento, os filhotes já conseguem perseguir suas próprias presas. A longevidade do cuco corredor é de 7 a 8 anos.
O cuco corredor ainda não está ameaçado de extinção, mas urbanização e a destruição de seu habitat podem comprometer a espécie num futuro próximo. Algumas vezes,  é atropelado quando tenta atravessar as estradas.

Curiosidades:

  • O cuco corredor serviu de inspiração para a criação do personagem Papa-Léguas (Roadrunner, no Original). No famoso desenho animado, o cuco corredor é perseguido pelo coiote. Porém, na vida real, encontros entre os dois animais são muito pouco frequentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário