Marcadores

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Pica-pau Bico de Marfim

A postagem de hoje faz referência a um clássico da minha infância. Não sei se as crianças de hoje ainda assistem, mas serve como postagem de "Dia das Crianças". Clique aqui para ver a postagem de "Dia das Crianças" que escrevi em 2011.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
Gênero: Campephilus 
Espécie: Campephilus principalis

O pica-pau bico de marfim foi considerado extinto em 1994, mas foi redescoberto em 2004, nos Estados Unidos. Habitava originalmente os Estados Unidos e Cuba. Seu habitat são as florestas tropicais e temperadas.
Vive em pequenos grupos. É uma ave diurna. Usa seu bico para perfurar os troncos das árvores atrás de insetos. Para capturá-los, utiliza sua longa língua. Come também frutas, sementes e nozes.
Pouco se conhece a respeito de seus hábitos reprodutivos. Sabe-se que forma casais fixos. Acredita-se que a reprodução ocorra entre janeiro e abril, que o ninho seja construído em uma cavidade num tronco e que sejam postos de 1 a 6 ovos. Estima-se que a longevidade seja de cerca de 20 anos.
A principal causa do declínio do pica-pau bico de marfim foi a caça ilegal. Está criticamente ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • O nome científico do pica-pau bico de marfim é citado em uma cena do desenho animado estadunidense  Woody Woodpecker ( O Show do Pica-pau, em português).
  • A cabeça e o pescoço do pica-pau são equipados com fortes músculos feitos especialmente para resistir às bicadas que a ave dá nos troncos de árvores.
Assista abaixo o episódio que cita o nome científico do pica-pau.



Nenhum comentário:

Postar um comentário