Marcadores

sábado, 31 de outubro de 2015

Estrela do Mar Coroa de Espinhos

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Equinodermas
Classe: Asteroidea
Ordem: Spinolusida
Família: Acanthasteridae
Gênero: Acanthaster
Espécie: Acanthaster planci

Esta espécie de estrela do mar é encontrada nos recifes de coral ao longo dos oceanos Índico e Pacífico. Ocorre em grande número na Austrália e ilhas da Indonésia.
Os espinhos localizados ao longo de seu corpo são venenosos. Utiliza-se deles para proteger-se de ataques de predadores. É um animal muito voraz. Alimenta-se basicamente de corais, mas também come  algas, crustáceos e animais marinhos mortos. Para se alimentar, faz seu estômago sair através da boca e coloca-o em volta da vítima. Sucos digestivos se encarregam de digerir a presa, que em seguida é absorvida e mandada aos intestinos. É conhecida por destruir muitos recifes de coral.
A reprodução ocorre nos meses de verão. Machos e fêmeas eliminam na água suas células reprodutivas. São formados mais de 60 milhões de ovos a cada estação de reprodução. Os ovos se tornam larvas que vivem à deriva no oceano. Cerca de seis meses após o nascimento a estrela do mar completa seu desenvolvimento, tornando-se um indivíduo semelhante aos adultos, porém menor. A estrela do mar coroa de espinhos torna-se adulta aos dois anos de idade. Sua longevidade é de até 7 anos.

Curiosidades:
  • Ao contrário de boa parte das espécies de estrela do mar, a coroa de espinhos tem mais de 5 "braços". Se um "braço" é quebrado, este se regenera. Porém, diferentemente das outras espécies, o braço perdido não se torna outra estrela do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário