Marcadores

terça-feira, 7 de junho de 2016

Crocodilo de Água Salgada

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Crocodylia
Família: Crocodylidae
Gênero: Crocodylus
Espécie: Crocodylus porosus

Também conhecido como crocodilo marinho. É mais frequentemente encontrado na Austrália, Nova Guiné e Indonésia. Mas também é encontrado na Índia, Sri Lanka, Vietnã, Filipinas e Ilhas Salomão. Seu habitat normalmente são as águas salgadas. Também é encontrado na água doce, porém com maior frequência.
É um animal que tolera muito bem a água salgada. Passa boa parte do dia controlando a temperatura corporal. Quando o corpo está muito quente, devido à exposição prolongada ao Sol, vai para a água. Faz o contrário quando a temperatura do corpo está muito baixa. É um predador de emboscada. Fica dentro da água apenas com os olhos e nariz para fora. Quando uma presa se aproxima, o crocodilo sai rapidamente da água e a abocanha. Suas presas habituais são caranguejos, tartarugas, cobras, aves, búfalos, porcos selvagens e macacos.
A reprodução ocorre na estação das chuvas, de novembro a março. Os machos tornam-se muito territoriais e agressivos na época do acasalamento. Um macho defende ferozmente seu território de machos rivais. O ninho é construído próximo a margem e assim que a fêmea põe os ovos, são cobertos com plantas e terra. São postos de 40 a 60 ovos por vez, com período de incubação de cerca de 90 dias. O macho não participa da incubação dos ovos. A fêmea protege seus ovos durante a incubação e os filhotes assim que eles nascem. Os filhotes tornam-se adultos com cerca de 12 anos. A expectativa de vida é de aproximadamente 40 anos.
O crocodilo de água salgada é uma espécie protegida. Ainda não está ameaçada de extinção, mas caça predatória e destruição de seu habitat são as principais causas de seu declínio.

Curiosidades:

  • É a temperatura que determina o sexo dos filhotes. Temperaturas acima dos 30 graus geram machos. Temperaturas abaixo dos 30 graus geram fêmeas.


2 comentários:

  1. Eu gosto do crocodilo de água salgada ele é meu réptil favorito.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do crocodilo de água salgada eu amo ele é meu réptil favorito. Eu vou estudar em Biologia na UNESP

    ResponderExcluir