Marcadores

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Lobo da Terra

Esta é última postagem da série "Desvendando as Hienas". Espero que tenham gostado.


Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Hyaenidae
Gênero: Proteles
Espécie: Proteles cristatus

Também é conhecido como protelo. Apesar do nome popular, não é um canídeo, mas pertence à família das hienas. Vive no sul e leste da África, desde a África do Sul até Moçambique, Angola e Zâmbia. Pode ser encontrado desde o Sudão até a Tanzânia. Seu habitat são as planícies arenosas e semidesertos.
Vive solitário ou em pares. O macho demarca seu território usando uma secreção eliminada por suas glândulas anais. Se outro macho invade seu território, luta ferozmente contra o invasor.
 Ao contrário de seus primos que comem carniça, o lobo da terra alimenta-se quase exclusivamente de cupins. Localiza seu alimento graças ao seu olfato apurado. Come também outros insetos e larvas. Não possui garras fortes para que possa cavar os ninhos dos cupins, assim espera até a noite, horário em que os cupins saem.
O acasalamento ocorre do final de junho ao começo de julho. A gestação dura 90 dias. A mãe dá à luz de 2 a 5 filhotes por vez. Os filhotes são cuidados pelo casal. Com 3 meses de idade, os filhotes começam a procurar alimento junto com os pais. Sua expectativa de vida é desconhecida em liberdade, mas pode viver até 18 anos em cativeiro.
O lobo da terra não está ameaçado de extinção, mas destruição de seu habitat e uso de pesticidas podem torná-lo uma espécie em risco em um futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário