Marcadores

domingo, 5 de junho de 2016

Pelicano Real

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Pelecanidae
Gênero: Pelecanus
Espécie: Pelecanus onocrotalus

Esta conhecida ave é encontrada na Europa e na Ásia. Migram para o Nordeste da África, Oriente Médio e norte da Índia e Paquistão. Seu habitat são os rios, lagos, pântanos, áreas ribeirinhas, áreas costeiras, praias e falésias.
Bastante conhecido por causa de sua "bolsa gular" situada abaixo de seu bico. Utiliza a "bolsa"  para capturar e armazenar seu alimento. Alimenta-se basicamente de peixes, mas também come crustáceos e filhotes de aves aquáticas. É uma ave social e vive em grandes colônias.
A reprodução ocorre durante as estações quentes do ano. O ninho é construído em uma pequena depressão no solo, em ilhas próximas ao seu habitat. São postos até 5 ovos por vez, dois em média. A mãe se encarrega, sozinha, da criação dos filhotes. Estes deixam o ninho após 3 semanas. Após oito semanas, começam a se alimentar sozinhos. Tornam-se adultos aproximadamente aos 4 anos de idade. A longevidade é de cerca de 50 anos.
No geral, a população do pelicano está estável. Porém, na Europa, ela está em declínio devido à destruição de seu habitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário