Marcadores

domingo, 26 de junho de 2016

Hiena Parda

Mais uma postagem da série "Desvendando as Hienas"...

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Hyaenidae
Gênero: Hyaena
Espécie: Hyaena brunnea

A hiena parda é encontrada na África, mais precisamente na Namíbia, Botsuwana, Zimbábue, Moçambique e África do Sul. As maiores populações são encontradas no deserto de Kalahari. Seu habitat são as montanhas, semidesertos, pradarias, savanas e áreas urbanas.
É um animal social e vive em clãs, liderados por um casal de animais dominantes. Comunica-se com os outros animais de sua espécie através de odores e sons característicos. Tem hábitos noturnos e crepusculares. Alimenta-se basicamente de carniça, mas também come pequenos mamíferos, insetos e outros invertebrados, ovos e frutas.
A reprodução ocorre na estação da seca, de maio a agosto. Todas fêmeas do clã acasalam com o macho dominante. Cada fêmea pode gerar de 1 a 5 filhotes, num período de gestação de 97 dias. Os filhotes são cuidados pela mãe até atingirem um ano de idade, quando se tornam independentes. Tornam-se adultos aos dois anos de idade. A expectativa de vida é de 12 anos em liberdade e 29 anos em cativeiro.
A hiena parda foi muito caçada, pois era acusada injustamente de atacar o gado, mas hoje em dia é protegida por lei. Sua população atual está em níveis estáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário