Hoje, estarei começando uma enquete. O inseto vencedor será o tema da centésima postagem do blog. Por favor, votem na sua borboleta (ou mariposa) favorita. A enquete vai durar cerca de 15 dias.
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural |
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Gênero: Vanessa
Espécie: Vanessa io
Esta bela borboleta é encontrada nas áreas temperadas da Europa e Ásia. Também é encontrada no Japão. Seu habitat são os bosques, campos, pastagens, parques e jardins.
Os olhos da borboleta são muito sensíveis a tonalidades de vermelho-escuro. Assim, prefere sugar o néctar de flores desta cor. Não despreza frutas e seiva de árvores.
A reprodução ocorre duas vezes por ano. Os ovos são postos em folhas de urtiga e lúpulo. As lagartas se alimentam das folhas dessas plantas. Quando está pronto para se tornar uma crisálida, a lagarta se pendura de cabeça para baixo. Depois certo tempo, a borboleta adulta surge da crisálida.
Curiosidades:
- Segundo a Mitologia Grega, Io era uma ninfa que foi seduzida por Zeus. Esta foi transformada em novilha pela esposa ciumenta de Zeus. Io chorou e suas lágrimas caíram sobre as asas de uma borboleta e em seguida, se refletiram na superfície acetinada das asas posteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário