Marcadores

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Cobra Raposa Ocidental

Postagem relacionada com a de ontem.

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Colubridae
Gênero: Pantherophis
Espécie: Pantherophis vulpinus

Esta serpente não-peçonhenta é encontrada nos Estados Unidos. Seu habitat são pradarias, florestas, dunas, pastagens e áreas cultivadas.
Normalmente é encontrada próxima à água. É uma excelente escaladora. Alimenta-se de roedores, coelhos e pássaros. Ocasionalmente, come ovos. Mata suas presas por constrição. Agita sua cauda quando se sente ameaçada.
A reprodução ocorre uma vez por ano, de abril a julho. São postos de 6 a 29 ovos. Os filhotes nascem no período entre agosto e outubro. A longevidade é de cerca de 17 anos.
A cobra raposa ocidental é importante no controle biológico de roedores e coelhos. Ainda não está ameaçada de extinção, mas a caça ilegal, atropelamentos e destruição de seu habitat podem comprometer a espécie em um futuro próximo. Muitas vezes, é confundida com a cascavel e morta injustamente.

Curiosidades:

  • A cobra raposa ocidental é extremamente parecida com a cobra raposa oriental. As duas serpentes já foram classificadas na mesma espécie. Porém, estudos genéticos comprovaram que são espécies distintas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário