Marcadores

domingo, 21 de agosto de 2016

Tâmia

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Gênero: Tamias
Espécie: Tamias striatus

Também conhecido como esquilo listrado, este simpático roedor é encontrado nos Estados Unidos e Canadá. Seu habitat são as florestas temperadas e áreas arbustivas.
É um animal solitário e diurno. Alimenta-se de nozes, sementes, frutos, insetos e ovos. Normalmente, armazena o alimento em bolsas em suas bochechas. Sua toca é um aglomerado de galerias, que vai aumentando aos poucos durante sua vida. Come o que puder e armazena o excedente na toca. Como não hiberna, beneficia-se das reservas de alimento armazenadas durante o ano.
O tâmia reproduz-se duas vezes por ano, de março a maio e de julho a setembro. Durante essas épocas, os machos lutam ferozmente para se acasalar com as fêmeas. Após o acalamento, o macho não participa da criação dos filhotes. A mãe dá à luz a 4 ou 5 filhotes por vez, num período de gestação de 31 dias. Os filhotes são cuidados unicamente pela mãe. Aos dois meses de idade, os filhotes tornam-se independentes, tornando-se adultos com um ano de idade. A longevidade é de cerca de 3 anos em liberdade e de 5 a 8 anos em cativeiro.
O tâmia não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • O tâmia se tornou famoso graças aos desenhos animados e filmes "Alvin and the Chipmunks". O nome em inglês do tâmia é "chipmunk".

Um comentário: