Marcadores

domingo, 19 de março de 2017

Dingo

Imagem atualizada.
Não costumo postar subespécies, mas o animal que estou postando hoje é bem relevante.
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Canivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis lupus
Subespécie: Canis lupus dingo

O dingo é o único mamífero que não é marsupial, nativo do continente australiano. Ele descende de cães que foram trazidos por grupos de viajantes indonésios e do sudoeste da Ásia, há cerca de quatro mil anos atrás. Acredita-se que grupos desses cães foram abandonados e se reverteram ao estado selvagem.
É encontrado na Austrália, Laos, Malásia e Filipinas. Seu habitat são as florestas, montanhas, planícies, áreas rurais e subúrbios. 
Vive em pequenos grupos de até 12 indivíduos, liderados por um casal dominante. É um animal tipicamente noturno. Alimenta-se basicamente de mamíferos terrestres, mas também come pequenos répteis, pequenas aves e frutas. Também costuma atacar gado e ovelhas domésticas. A exemplo do lobo, o dingo também uiva, não late como os cães domésticos.
Apenas o casal dominante costuma se reproduzir. Caso alguma fêmea de hierarquia inferior tenha filhotes, estes são mortos pela fêmea dominante. A época da reprodução varia conforme a região em que vive. Na Austrália, ocorre de março a abril e na Ásia de agosto a setembro. A fêmea dá à luz de um a dez filhotes, após um período de gestação de 63 dias. Os filhotes são cuidados pelo grupo até cerca de 4 meses de idade, quando se tornam independentes. Tornam-se adultos com cerca de 22 meses de idade. A expectativa de vida é de cerca de dez anos. O dingo está ameaçado de extinção. Em algumas localidades, é considerado uma peste.

Curiosidades:
  • Por muito tempo, acreditou-se que o dingo fosse uma espécie distinta, mas análises de DNA revelaram que ele é uma subespécie de lobo, assim como o cão doméstico. 
  • Em 1940, foi construída uma grande cerca para isolar os dingos dos rebanhos de animais domésticos. Foram gastos cerca de 10 milhões de dólares nesse projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário