Marcadores

domingo, 5 de março de 2017

Truta Aurora

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Salmoniformes
Família: Salmonidae
Gênero: Salvelinus
Espécie: Salvelinus fontinalis

Este peixe é originário dos Estados Unidos, mas já foi introduzido em outros países da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Seu habitat são rios, lagos e estuários.
É um grande migrador e costuma ser um peixe agressivo quando estabelece um território. Sua dieta costuma variar conforme seu estágio de vida. Os indivíduos jovens costumam comer pequenos insetos. Os indivíduos adultos e maiores costumam comer crustáceos, vermes, moluscos e até pequenos peixes e roedores. Há casos registrados de canibalismo.
A reprodução ocorre uma vez por ano, do final do verão até o início do outono. Os ovos são fertilizados pelo macho assim que são postos pela fêmea. Os ovos são postos num ninho construído no cascalho do fundo do lago ou rio. Cada fêmea costuma disputar os melhores locais de postura e proteger seus respectivos ovos. O tempo de incubação dos ovos depende da temperatura e quantidade de oxigênio. Os alevinos ficam no ninho até se transformem em pequenos peixes. Tornam-se adultos com aproximadamente dois anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 8 anos.
A truta aurora é muito popular em pesca esportiva. Não está ameaçada de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário