Marcadores

domingo, 12 de março de 2017

Elefante Marinho

Postagem ligeiramente relacionada com a de ontem.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem; Carnivora
Família: Phocidae
Gênero: Mirounga
Espécie: Mirounga angustirostris

Este grande mamífero marinho é encontrado no Alasca, Canadá, Estados Unidos e México. Seu habitat são as praias arenosas e rochosas, além do mar.
Desajeitado em terra, na água move-se com desenvoltura, apesar do tamanho. É um ótimo nadador. É capaz de segurar a respiração por vários minutos enquanto procura alimento. Alimenta-se basicamente de peixes e moluscos.
Os machos diferem das fêmeas pelo grande tamanho, chegando a pesar até duas toneladas. A fêmea possui cerca de um terço do peso do macho. Além do peso e tamanho, o macho adulto distingue-se da fêmea pelo grande "nariz".
Passa cerca de 90% da sua vida no mar. Os outros 10% é na época da reprodução. Reproduz-se uma vez ao ano, de dezembro a março. Neste período, os machos se tornam particularmente agressivos e tentam acasalar com o maior número de fêmeas. Os machos travam lutas sangrentas pelo direito de acasalar com uma fêmea. Um macho chega a formar um harém com dezenas de fêmeas. A gestação dura de 10 a 12 meses. A mãe dá à luz a um ou dois filhotes. Os pequenos são cuidados pela mãe. O leite é rico em gordura. Os filhotes chegam a dobrar de peso durante o período de lactação. São desmamados com cerca de 30 dias de idade. Após 12 semanas, não dependem mais da mãe. Tornam-se adultos com cerca de 9 anos de idade. A expectativa de vida é de 13 a 18 anos.
O elefante marinho não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário