Marcadores

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Aranha Teia-de-funil

Começando o mês com a postagem comemorativa do centésimo invertebrado do blog, conforme enquete feita há algumas semanas.
 
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Hexathelidae
Gênero: Atrax
Espécie: Atrax robustus

A aranha teia-de-funil é endêmica da Austrália.  Seu habitat é embaixo de pedras, troncos caídos ou fendas em rochas. Também pode ser encontrada no interior das casas, em locais escuros e úmidos.
Costuma ser uma aranha bem agressiva. Recebe o nome popular porque realmente constrói uma teia em forma de cone, que lembra bem o formato de funil. Alimenta-se basicamente de pequenos invertebrados como insetos, caracóis e lesmas. Ocasionalmente, come pequenas rãs e outros pequenos vertebrados. Geralmente, suas vítimas ficam presas em sua teia. 
A reprodução ocorre no final do verão ou no início do outono. A fêmea põe de 90 a 120 ovos. Torna-se adulta por volta dos 4 anos de idade.
Apesar de ser considerada uma das mais perigosas aranhas do mundo. O seu veneno é conhecido como atraxotoxina. Os acidentes são raros e não há muitos casos de morte por suas picadas. A vítima tem uma chance relativamente grande de sobrevida, se socorrida rápido.

Assista abaixo a  um vídeo da aranha teia-de-funil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário