Marcadores

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Lagarto Bico-doce

Apresentando o resultado da enquete para decidir a centésima postagem de 2017. Foram 7 votos no total. O papagaio do mar e o tralha-mar receberam 1 voto cada. A andorinha do mar ártica recebeu 2 votos. Com 3 votos, a gaivota rapineira será tema da centésima postagem de 2017. Obrigado aos que votaram e a todos que visitam o blog.

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Teiidae
Gênero: Ameiva
Espécie: Ameiva ameiva

Conhecido também como calango verde, este lagarto é encontrado nas Américas Central e do Sul, nos seguintes países: Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Bolívia, Paraguai, Brasil, Suriname, Guiana Francesa, Guiana, Trinidad e Tobago e Panamá. Foi introduzido recentemente nos Estados Unidos. Seu habitat são as florestas, a caatinga e o cerrado.
É um animal diurno, solitário e não-territorial. Alimenta-se basicamente de insetos e pequenos invertebrados.
Não se sabe muito a respeito dos seus hábitos reprodutivos. Acredita-se que tais hábitos podem variar de acordo com a região em que vive. São postos 6 ovos por vez, com período de incubação de 5 meses. Os filhotes tornam-se adultos por volta dos 8 meses de idade. A expectativa de vida na natureza, é desconhecida. Em cativeiro, vive cerca de 4 anos.
Em algumas localidades, o lagarto bico-doce é apreciado como animal de estimação. Não está ameaçado de extinção.

2 comentários:

  1. São posts como esse que, embora possam passar desapercebidos pelo público geral, salvam a vida do estudante. Excelente trabalho, e os meus mais sinceros agradecimentos, Fábio.

    ResponderExcluir